Especialidades

null

O que fazemos

Conheça as nossas especialidades.

A ortodontia é a especialidade da medicina dentária que corrige as posições anómalas dos dentes nas suas bases ósseas, o maxilar e a mandíbula. O posicionamento correcto dos dentes não se restringe a um alinhamento simples dos incisivos. De facto, um tratamento ortodôntico só será bem sucedido se cumprir objectivos claros e bem determinados, respeitando a estética facial e a estética dentária, promovendo uma oclusão funcional e a saúde periodontal e mantendo a estabilidade dos resultados ao longo do tempo.

A aparência facial pode ser modificada pelo tratamento ortodôntico.

O terço inferior da face, medido da base do nariz ao rebordo inferior da mandíbula, depende essencialmente da posição e inclinação dos dentes superiores e inferiores. Qualquer alteração, modificação da posição e inclinação destes dentes pode ter repercussão na harmonia da face.

Este paciente tem os dentes excessivamente para a frente, o que dificulta o contacto em repouso dos lábios.
O tratamento ortodôntico permitiu um reposicionamento harmonioso dos lábios.
O tratamento ortodôntico corrige as más posições dos dentes criando uma oclusão saudável. Cada dente tem uma função específica. Na mastigação, os dentes posteriores servem para triturar e os anteriores para cortar, actuando como uma tesoura. Os dentes protegem-se mutuamente das forças produzidas pelos músculos durante a função. As fortes forças verticais são distribuídas pelo longo eixo dos dentes posteriores, protegendo os dentes anteriores. As forças oblíquas produzidas pelos movimentos laterais da mandíbula são suportadas pelos dentes anteriores e pelos caninos, poupando os dentes posteriores.
Verifique o alinhamento dos dentes

As linhas médias da arcada dentaria superior e da arcada dentaria inferior coincidem?

Os dentes superiores, tanto os da frente como os de trás, recobrem os inferiores como se fosse a tampa de uma caixa. Verifique observando-os de baixo para cima num espelho.
Os dentes superiores e inferiores encaixam correctamente numa posição única?
Os dentes superiores alinham se em forma de uma parábola.
Como os dentes superiores, também os inferiores alinham-se numa forma de parábola um pouco mais estreita.

Um contacto preciso e adequado entre os dentes superiores e os seus oponentes inferiores foi alcançado. Obtemos assim uma oclusão saudável e estável, preparada para acompanhar o paciente ao longo da vida.

O paciente apresenta uma biprotrusão dentária e um apinhamento moderado.

4 premolares foram extraídos para corrigir o apinhamento. Os espaços agora criados serão utilizados para posicionar adequadamente os dentes nas arcadas.

As posições das raízes dos dentes também devem ser posicionadas correctamente a fim de transmitir as forças da mastigação segundo o eixo maior do dente (ao longo de toda a raiz). Os dentes posteriores, necessários para uma oclusão correcta e estável, estão a ser alinhados e estabilizados.

Apinhamento.
Nestes casos não existe espaço suficiente para os dentes se colocarem nas suas posições correctas. Para criar espaço é por vezes necessário proceder a extracções dentárias.

Antes e depois.

Antes e depois.

Antes e depois.

Mordida aberta
Normalmente os incisivos sobrepõem-se 2 a 3 mm. Por vezes essa sobreposição não existe originando um espaço entre os incisivos, a mordida aberta anterior. Nestes casos as funções dos dentes anteriores não podem estar asseguradas: como não se sobrepõem não cortam os alimentos na mastigação nem protegem os dentes posteriores nos movimentos laterais da mandíbula.

Antes e depois.

Antes e depois.

Antes e depois.

Antes e depois.

Mordida cruzada
Os dentes da arcada superior devem recobrir os dentes da arcada inferior, como se da tampa de uma caixa se tratasse. Quando isso não se verifica estamos perante uma mordida cruzada que pode ser anterior, posterior ou total. A repercussão de uma mordida cruzada é antes de mais funcional, podendo, se não corrigida durante o crescimento, originar crescimento assimétrico dos maxilares ou problemas ao nível da articulação temporo-mandibular.

Antes e depois.
Antes e depois.
Antes e depois.
Antes e depois.
Antes e depois.
Ao tratar de um assunto tão importante como os seus dentes, quer ter a certeza que eles ficarão bonitos e saudáveis para sempre.
Em termos simples, uma boca saudável é bonita, é confortável e mastiga bem.

A dentisteria Bioestética dá-lhe todas estas coisas: um sorriso bonito que é confortável, funcional e duradouro.
A Bioestética é o estudo do sistema mastigatório humano na sua forma e função naturais. É baseado em anos de pesquisas científicas e observação de dentições naturais e saudáveis onde nenhum ou muito poucos tratamentos dentários foram necessários para preservar os dentes.

Nestes sistemas mastigatórios, as articulações do maxilar estão estáveis, os músculos estão relaxados e os dentes estão praticamente íntegros proporcionando excelente estética, função, conforto e longevidade.

Ficará surpreendido por saber que a beleza do seu sorriso pode afectar a saúde, função e longevidade dos seus dentes.

A forma e função naturais dos seus dentes, mordida, músculos e articulações do maxilar, em conjunto formam o sistema mastigatório que foi habilmente constituído para proteger a boca de qualquer dano.

É a área da medicina dentária que se ocupa das restaurações dos dentes, nomeadamente o tratamento de cáries, mas também a correcção de formas inestéticas e colorações indesejadas.

Com os compósitos, materiais que possibilitam mimetizar a cor e textura dos dentes, obtêm-se excelentes resultados estéticos imediatos, conservando grande parte da estrutura dentária sã.

A polpa dentária é o tecido que se encontra no interior do dente e que contém os vasos sanguíneos e o nervo. Quando esta se encontra comprometida por cárie, traumatismo ou desgaste do dente é necessário proceder à desvitalização do mesmo.

Este procedimento, consiste na remoção da polpa e no preenchimento do(s) canal(ais) radicular(es) com material biocompatível, permitindo a manutenção da peça dentária na boca.

Devido à necessidade de colocar medicação no interior dos canais, este tratamento implica com frequência a realização de mais do que uma consulta.

Na consulta de HO é efectuado um exame meticuloso para a prevenção e despiste de patologias da cavidade oral, bem como o ensino de uma higiene oral adequada.

Também é realizada a remoção do tártaro e placa bacteriana, assim como das manchas superficiais dos dentes, proporcionando um sorriso mais bonito e saudável.

A esta consulta, compete também a aplicação de selantes de fissuras em crianças e a aplicação de gel de flúor para diminuir a prevalência de cáries.

As visitas regulares à consulta de Higiene Oral são um factor determinante na manutenção dos seus dentes.

A doença periodontal é causada principalmente pela placa bacteriana que se acumula sobre os dentes e as gengivas, que quando não tratada pode provocar a perda dos dentes.

O tratamento periodontal consiste na descontaminação das superfícies radiculares dos dentes por meios mecânicos e químicos, evitando a evolução da destruição dos tecidos de suporte do dente. A regeneração dos tecidos danificados poderá por vezes ser realizada recorrendo a enxertos gengivais e/ou ósseos.

Esta área permite a substituição de dentes perdidos e consequente reabilitação estética e funcional. São várias as soluções de tratamento oferecidas: próteses fixas ou removíveis, totais ou parciais, sobre dentes ou implantes.

A prótese removível é um aparelho protético que substitui os dentes naturais perdidos nas arcadas. Recebe o nome de removível por poder ser retirada pelo portador.

As próteses removíveis podem ser parciais ou totais substituindo parcialmente ou totalmente os dentes das arcadas dentárias. As próteses parciais removíveis podem ser confeccionadas em acrílico ou terem uma estrutura metálica, sendo assim mais confortáveis e duradouras.

Recebe o nome de fixa por não poder ser removida pelo paciente.
Só poderá ser removida pelo médico-dentista com o uso de instrumentos e brocas apropriados.

Por ser confeccionada em cerâmica e fixada sobre os dentes do paciente, previamente preparados para a receber, constituem a melhor forma de reabilitar os seus dentes, permitindo uma estética e função excelentes.

Esta área permite a substituição de dentes perdidos e consequente reabilitação estética e funcional. São várias as soluções de tratamento oferecidas: próteses fixas ou removíveis, totais ou parciais, sobre dentes ou implantes.
É a área da medicina dentária que engloba os vários actos médico-cirurgicos efectuados na cavidade oral, destinados a prevenir, garantir ou reabilitar a saúde oral.

Esta especialidade inclui vários tipos de tratamentos, desde a simples extracção dentária, a extracção de dentes inclusos, e as intervenções sobre os tecidos moles e duros, tais como remoção de freios, vestibuloplastias, remoção de quistos e tratamento de lesões dos tecidos moles.